Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
9




Partilhe esta Página

Sua Franquia Polishop


 

 

Troca de links

 

 

 

beruby.com - O Portal que lhe dá recompensas por navegar

Como criar sites facilmente

 



Total de visitas: 49011
Midi
Midi


MIDI (Musical Instrument Digital Interface) ou Interface Digital para Instrumentos Musicais, é uma tecnologia padronizada de comunicação entre instrumentos musicais e equipamentos eletrônicos (teclados, guitarras, sintetizadores, sequenciadores, computadores, samplers etc), possibilitando que uma composição musical seja executada, transmitida ou manipulada por qualquer dispositivo que reconheça esse padrão. Tecnicamente, MIDI é um protocolo; entretanto, o termo geralmente é utilizado também para se referir aos diversos componentes do sistema, como adaptadores, conectores, arquivos, cabos etc.

Diferentemente de outros formatos (como o formato WAV e MP3), um arquivo MIDI não contém o áudio propriamente dito, e sim as instruções para produzi-lo, ou seja, é basicamente uma partitura digitalizada. Essas instruções definem os instrumentos, notas, timbres, ritmos, efeitos e outras características que serão utilizadas por um sintetizador para a geração dos eventos musicais.

Até a década de 70, a comunicação entre instrumentos musicais era algo impraticável. Foi quando um grupo de fabricantes (os mais conhecidos da época) desenvolveu o padrão MIDI (Musical Instrument Digital Interface). Este padrão permite o envio de mensagens de controle entre instrumentos eletrônicos digitais ou analógicos, e é, portanto, uma representação de eventos e não de som digitalizado.

 

MIDI - Ligando ao Teclado

Teclado com teclado:

 
Esta foi a primeira coisa que se pensou quando se criou o padrão MIDI. Usar um teclado para tocar outro. Vão algumas considerações práticas:

O teclado que vai comandar vai enviar as informações; portanto ligamos o cabo no conector MIDI OUT deste, e MIDI IN no teclado que vai receber as informações e ser comandado. 

Como o padrão MIDI só envia comandos, para ouvir o som de cada teclado devemos ligar a saída de som de cada um e operá-las individualmente.  

O fato de termos o segundo teclado ligado em MIDI não impede que ele toque sozinho. Caso façamos isso, ele responderá tanto pelo seu próprio teclado bem como as mensagens MIDI provenientes do primeiro teclado. O único limite é a sua própria polifonia. 

Caso o primeiro teclado tenha sequencer, com este tocando vários canais independentes de instrumentos, o segundo teclado tem de estar no modo Omni off, modo muitas vezes chamado de "Multi". Atualmente este modo é padrão nos teclados.,

O segundo teclado não afetará em nada o funcionamento do primeiro. Aliás, o primeiro teclado não tem como saber se existe outro teclado ligado ou não na saída MIDI. Ele apenas manda o comando, independente de estar conectado.

Lembre-se que mesmo se o primeiro teclado tiver uma polifonia restrita, isto não o impedirá de enviar comandos de notas tantos quanto forem requisitados. O padrão MIDI não depende da polifonia interna de quem o está gerando. Por exemplo, se tocarmos 30 notas e o teclado gerar apenas oito, ele enviará as 30 assim mesmo, e deixará soando as 8 notas internamente conforme seu critério de prioridade de nota.


MIDI - Teclado com Computador

Não é muito diferente do que foi visto acima, porém assumindo que o computador não tem som interno, precisamos:

Ligar os dois cabos MIDI, um para mandar comandos para o computador, outro para que ele mande de volta para o teclado. Se quisermos apenas que o computador ‘toque’ o teclado, então bastaria um cabo (out no computador, in no teclado

O que se passa no computador depende de que programa estamos usando. No caso do programa ser um sequencer, provavelmente vamos colocar nossas mãos mais tempo no teclado do computador no que o do synth. Isso porque o programa pode fazer diversas tarefas automáticas, como selecionar o canal MIDI que desejamos trabalhar, aumentar ou diminuir o volume do timbre daquele canal, mudar a quantidade de efeitos, pan, etc. Lembre-se, porém que a maioria destas tarefas pode ser feita pelo painel do próprio teclado. O uso do computador não fará do synth algo a mais que ele não é, apenas poderá tornar o trabalho repetitivo mais ágil (isso depois de estarmosbem familiarizados com o computador e seus programas).

Por fim, digo que a maioria dos programas para computador normalmente é bem mais eficiente do que o seu equivalente interno nos teclados. Isso é verdade especialmente com sequencers, que ficam restritos à memória do synth, seu visor normalmente pequeno, em oposição à tela do computador, e à velocidade de processamento, que sempre são maiores mesmo no mais lento dos computadores. O investimento inicial na computa de um computador é bem grande, daria para comprar outro teclado. Porém, ultrapassada esta dificuldade, e com o sistema funcionando, são grandes os benefícios proporcionados ao músico.